Por que não conseguimos guardar aquela fórmula matemática, mas conseguimos memorizar uma
música com tanta facilidade? Bem, a resposta está no cérebro. Isso mesmo. Pois é lá o lugar por onde todas as informações percorrem. O fato de memorizar ou não, é devido à forma como essas informações são armazenadas nele, ou, mais precisamente, para qual dos dois lados elas são destinadas (lado esquerdo ou lado direito).
Podemos dizer que o lado esquerdo é a "razão" e o lado direito, "emoção". Isso significa que aquela música que tanto ouvimos está no hemisfério direito do nosso cérebro porque, de certa forma, ela está envolvida emocionalmente. Já a tabela periódica dos elementos químicos, por exemplo, está no esquerdo. Um detalhe importante é que, quando armazenadas nesse lado, as informações tendem a "desaparecer" pela sua falta de uso.
Isso explica o porquê de muitas vezes não conseguirmos memorizar por muito tempo. Lembra da fórmula de Báskara? Na época da escola, talvez você se lembrava, pois a fazia repetidas vezes. Agora, provavelmente, não se lembra mais, pois seu cérebro descartou esta informação por considerá-la desnecessária (já que não é mais usada).
Sendo assim, o que devemos fazer é criar meios de levar a informação para o hemisfério direito do cérebro. Estudar, por exemplo, pode tornar-se divertido quando encaramos isso como um desafio. Alguns professores sabem muito bem disso e são adeptos de um famoso método: fazer música usando o conteúdo da matéria. É o mesmo usado nos intervalos comerciais de televisão que criam aquelas melodias cantando o número do seu telefone. Quem um dia se esqueceu desse número, com certeza teve que cantar a musiquinha para se lembrar.
Interessante, não?
Nenhum comentário:
Postar um comentário