Linguística: capacidade de pensar com palavras e de usar a linguagem para expressar e avaliar significados complexos;
Lógica / Matemática: possibilita calcular, quantificar, considerar proposições, hipóteses e operações matemáticas complexas;
Visual / Espacial: capacidade de pensar de maneira tridimensional. Permite que a pessoa perceba as imagens externas e internas, recrie, transforme ou modifique as imagens, movimente a si mesma e aos objetos através do espaço e produza ou decodifique informações gráficas;
Musical: sensibilidade para entonação, melodia, ritmo e tom;
Intrapessoal: capacidade para construir uma percepção acurada de si mesmo e para usar esse conhecimento no planejamento e no direcionamento de sua vida;
Interpessoal: capacidade de compreender as outras pessoas e interagir efetivamente com elas;
Naturalista: consiste em observar padrões na natureza, identificando e classificando objetos e compreendendo os sistemas naturais e aqueles criados pelo homem;
Cinestésica / Corporal: a pessoa manipula objetos e possui habilidades físicas.
Esta teoria - proposta em 1983 - afirma que o método tradicionalmente usado para "medir" a inteligência (teste de QI) não é o suficiente. Pois uma pessoa não pode ser considerada mais inteligente do que a outra pelo fato de ter maior facilidade com cálculos matemáticos, por exemplo. Isso porque, dentre as oito inteligências, cada indivíduo possui uma que predomina mais. Vale destacar que não é possível que uma mesma pessoa possua todas perfeitamente. Como já dito, uma se destacará entre as oito.
"Creio que a relação cérebro-mente pode ser descrita como um conjunto de oito ou nove sistemas distintos de elaborações fundamentais. Um deles pode atuar muito bem enquanto outro apresenta rendimento mediano e um terceiro funciona mal."
Howard Gardner.
Howard Gardner.
Com qual delas você se identificou? Quer uma ajuda para descobrir?
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