Psicologia das cores

Uma arma poderosíssima


Embora não notemos, todos os dias somos fortemente influenciados pelo fantástico mundo das cores. Como? Bem, o fato é que cada cor trás em si uma mensagem capaz de interferir em nossas emoções.
Podemos tomar como exemplo o logotipo da maior rede mundial de lanches, a empresa Mc Donald’s.

            Aqui, as cores vermelha e amarela são usadas para despertar a fome. Repare também no formato da letra “M”. Não lembra uma batata frita?








Agora, se outras cores fossem utilizadas, surtiria o mesmo efeito?

Acredito que não...









Outro exemplo são as indústrias de automóvel que, geralmente, utilizam a cor azul para transmitirem segurança e confiabilidade.








Abaixo falaremos das cores individualmente, ou seja, o que cada uma delas é capaz de transmitir.


Vermelho: Ação, aventura, agressividade, sangue, perigo, energia, excitação, amor, paixão, força e vigor.
Esta é uma cor quente e intensa, muito usada para demonstrar conflito de emoções tal como o amor e a paixão. Esta cor normalmente afeta a pressão sanguínea e a fome, por isso é muito usada para incitar emoções fortes ou a vontade de comer.

Rosa:  Apreciação, delicadeza, feminilidade, floral, gentileza, gratitude, inocência, romantismo, leveza e tranquilidade.
O Rosa é a cor mais feminina de todas, pois esta cor nos tras a sensação de delicadeza e inocência. É uma cor suavizada do vermelho e expressa a visão das garotinhas, balas de goma e doces. Comumente associada ‘a causas feministas ou que levem a bandeira feminista, tais como a luta contra o câncer de mama.

Laranja: Criatividade, alegria, entusiasmo, diversão, alta espiritualização e juventude.
Lembrando que o laranja é feito da junção de amarelo com vermelho e pode representar atributos de ambas as cores.  O laranja é menos intenso que o vermelho, o que representa a jovialidade, também usado para mostrar divertimento, alegria e estimular o apetite.

Amarelo: Cuidado, gratidão, covardia, curiosidade, felicidade, aflição, alegria, positividade, energia solar e aquecimento.
Como o vermelho, o amarelo pode ter mensagens conflitantes. O amarelo é claro e bem visível, por isso é tão usado no trânsito e estradas, em contraponto com a paisagem. Em logo, ele é comumente usado para designar atenção, criar alegria e aquecimento.

Verde: Ambientel, ecológico, frescor, calma, harmonia, saúde, inexperiência, dinheiro, natureza e tranquilidade.
O verde representa a vida na maioria de suas aplicações. É uma cor muito agradável e neutra, podendo ser considerada em alguns casos quente e em outros fria. Graças a estas propriedades e a representação de natureza, muitas empresas tem usado esta cor.

Azul: Autoridade, calma, confidência, dignidade, estabilidade, lealdade, poder, sucesso, segurança e confiabilidade.
Esta é a cor mais usada em logos e definitivamente a cor das companias de automóveis e tecnologia, por passar a ideia de confiabilidade e segurança. Muitos logos políticos também andam utilizando variações de azul por suas propriedades.

Roxo: Cerimônia, alto valor, fantasia, justiça, mistério, notoriedade, realeza, sofisticação e espiritualidade.
O roxo é uma combinação de vermelho e azul, trazendo características de ambas as cores mas com força de realeza ou luxúria. É amplamente usado em muitos logos de lojas de produtos finos.

Marrom: Calma, profundidade, terra, natureza, rascunho, riqueza, simplicidade, seriosidade, submissão, cacau, café, utilidade e madeiramento.
Muito usado em logos relacionados à construção ou empresas relacionadas à natureza e seus produtos. É uma cor mais quente, mas no sentido de aconchego.

Preto: Autoridade, rigidez, clássico, conservador, formalidade, mistério, seriosidade e tradição.
Preto é tecnicamente a absorção de todas as cores. Por conta disso ele representa a autoridade, rigidez, elegância e tradição. Pode ser encontrado em muitos logos com simplicidade e sofisticação.

Cinza: Autoridade, mentalidade corporativa, humildade, praticidade, respeito, estabilidade, humilhação e neutralidade.
Cinza é um tom entre branco e preto, decorrente disso ele é uma mistura de ambos, está em um ponto entre as dualiades como o bem e o mal, normalmente vem acompanhado de outra cor, já que combina com a maioria por ser uma cor neutra.

Branco: Limpeza, inocência, paz, pureza, refinamento, esterilidade, simplicidade, confiabilidade e rendimento.
Branco é universalmente a cor da paz e da pureza, mas cuidado, em culturas como as orientais, o branco representa a morte e deve ser evitado. Muito usado em logos com jogos de negativo/positivo, ou com textos reversos.


Portanto, tudo quanto formos fazer utilizando cores, devemos levar em conta a mensagem que queremos passar através delas. Seja um logotipo, uma parede ou até uma roupa, enfim. O importante é que a cor esteja de acordo com o objetivo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário